A FILOSOFIA DO ENCONTRO



É enquanto me reconheço como um ser entre tantos seres que, tomo posse de mim mesma para, utilizando minhas capacidades, contribuir para uma mesma Humanidade.
É enquanto ser vivente que posso participar, colaborar e construir um mundo melhor.
A minha vida, em si mesma, não possui significado, se não for partilhada e compartilhada.
O simples fato de EXISTIR já põe o HOMEM em uma rede de correlações: consigo mesmo, com o mundo ao seu redor, com os outros homens. Essa é a tessitura da História Humana.
Não existo apenas para , mas profundamente COM; comigo mesma. Com o mundo ao meu redor. E com outros, outros que, mesmo diferentes de mim, pedem o meu olhar, a minha voz e  o meu gesto.E para realmente  ESTAR COM os outros, preciso despojar-me, ao menos, minimamente, de mim mesma.ESTAR PLENAMENTE COM O OUTRO não me anula, apenas me põe em contato com outra dimensão ainda desconhecida de mim. É essa atenção plena pelo outro que pode levar-me ALÉM DE MIM MESMA.Por isso, o despojamento de mim não me assusta:ainda sou eu mesma, mas sinto que POSSO SER MELHOR.
Não existimos para as coisas, mas as coisas existem para nós:isso deve e deveria, sempre,  significar e ressignificar o sentido maior da SOLIDARIEDADE HUMANA, uma vez que tudo o que existe, todas as coisas conhecidas e produzidas pelo homem preexistiam, são anteriores a ele.Se o homem cria e produz alguma coisa, o faz a partir de algo preexistente, anterior a ele. Então, porque ALGUNS acreditam serem donos do que produzem?E o que realmente TERIAM se tudo o que existe deixasse de existir ou nunca tivesse existido? As coisas adquirem função, a partir do homem, mas o HOMEM se significa e significa OUTROS HOMENS e faz isso somente pelo fato de EXISTIR, mais ainda, DANDO SIGNIFICADO A EXISTÊNCIA DE OUTROS HOMENS.
A negação da solidariedade prova que só , realmente, experimentando a dor do Outro, somos capazes de acolher a Misericórdia. Por isso, ou aprendemos, intrinsecamente, que a Misericórdia é necessária para a convivência humana ou a própria e mais legítima Dor irá nos comprovar isso. Porque, infeliz, porém eficazmente,  a Dor humana nos esvazia de nós mesmos e nos aproxima dos outros.É a sua grande lição.
Urge compreender-se que EXISTIR precisa induzir a uma participação  na tessitura da Humanidade; participação que envolve o observar, o refletir, o decidir e o agir.Tomar parte do Todo e do Tudo, enquanto se existe.Participar do tecido humano preexistente, tornando-o ainda mais atemporal.
Esse tomar parte implica em desfazer-se de uma parte de si mesmo para tornar-se, em correlação com outros, alguém ainda melhor.Pode haver consenso, sem total anulação de mim mesma ou do que penso e sinto.Minha consciência não impede que eu renuncie temporária e parcialmente de mim mesma, para que outros possam também participar e integrar-se ao Todo.Por isso, Existir não implica que minha própria existência seja tudo o que existe; a relação com outros faz com que eu repense sobre minha própria existência a fim de adaptá-la ao Todo.
Estar no mudo implica, necessariamente, em ser solidário.Uma História sozinha é vazia de significados. Uma História, repleta de personagens, portanto, de  pessoas, ressignifica a própria Existência Huamana.
Fruir o Existir é ser capaz de estar em paz consigo e em si mesmo.E da construção dessa paz interior ressignifcar a vida de outros. É saber fruir o silêncio e a solidão, da mesma forma, que o som e a convivência, pois os opostos não se restringem, mas se comunicam, entre si.Quando estou só , posso pensar melhor sobre a Existência. Quando convivo com outros, posso ressignificar a Existência deles.
Dessa maneira, o Silêncio não pode ser meu juiz ou acusador, mas amigo e cúmplice fiel do meu próprio Ser. Do mesmo modo, o diálogo deve ser o instrumento da construção das potencialidades do meu ser, em convivência.Dessa maneira, a solidão é o espaço interior onde fortaleço e resguardo meu ser. Da mesma maneira, a convivência é o instrumento que favorece a plena realização do meu Ser.
Somos milhões de seres, inclusive se pensarmos em seres vivos, somos milhões de seres humanos, milhões de consciência em plena efervescência.Só seremos capazes de descobrir a potencialidade de nossas potencialidades, se estivermos em relação uns com os outros e com tudo.
A Existência de outros ressignifica a minha própria Existência.São premissas que , não se contrapondo, se complementam.O comum só é assim, quando conhecido.Mas qual o valor da individualidade, senão quando em relação com outras individualidade??



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OLHANDO COM OS OLHOS DO MISTÉRIO...

A TRILHA DA TRANSFIGURAÇÃO

RECANTOS E REFÚGIOS